sábado, 16 de julho de 2016

PRÊMIO GARÇA EM DANÇAS 2016 | DIA 11

Dia 11 de julho...

Dia dos trabalhos neoclássicos, o tipo de trabalho que eu, pessoalmente, adoro! Fazer a junção da técnica clássica com idealizações e concepções mais atuais, nos dá um universo de possibilidades coreográficas e isso me deixa fascinado... Talvez por acompanhar por tanto tempo alguém como Gisele Bellot que, através de sua incrível sensibilidade e com toda a experiência que ela tem na dança, elaborar trabalhos assim diria que para ela é muito simples, e como quem participou da maioria de suas composições coreográficas, algo acabei aprendendo... E com todas essas possibilidades, montei um trabalho, um duo, uma coreografia em que o movimento é claramente usado como meio de comunicação para passar uma ideia, um fato, uma história, ou até mesmo algo que possa estar além de nossa capacidade de percepção, mais que eu, falando como coreógrafo, acredito muito... Convidei para esta montagem Izabela Martinêz, o motivo? Não sei dizer... Só sei que foi perfeita a escolha, visto que a montagem foi leve e facilmente terminada... 
Hoje entramos em cena com a coreografia "Quando ela voltou", com alguns ajustes de véspera sugeridos pela maître, para dar mais clareza à ideia, nos preparamos e nos concentramos...Já em cena, com o andar das notas do compositor sugerindo a intensidade da luz, que por sua vez sugeria o próximo movimento do casal, tudo foi acontecendo com tanta verdade que acredito ter feito algo que chegasse às pessoas ali presentes...
Resultado: Primeiro lugar!!! 



Quando Gisele Bellot começou a idealizar sua nova composição, um conjunto neoclássico, eu já imaginava que seria algo lindo e inovador... Lindo por conta de todos os trabalhos que ela já montou, não me lembro de algum que não tivesse recebido elogios de jurados, de concorrentes e principalmente do público... e inovador por conta da música escolhida, um estilo sincopado com marcação no contratempo e com uma linda melodia que se dá ao longo da composição... Realmente, em minha concepção, uma belíssima montagem! E não fui eu a única pessoa que achou isso desta coreografia...
Quando comecei a me preparar para me apresentar novamente, agora com esse trabalho, percebi que todos os meus colegas estavam "à mil", super ligados para entrar em cena e desempenhar o que foi concebido por ela, para nós... Todos concentrados e preparados, acertando pequenos detalhes e tentando não deixar a ansiedade tomar conta dos ânimos... 
Após a coreógrafa passar para nos dar um beijo e subir para a cabine de som onde iria operar a luz e soltar a música, fomos em direção à coxia, após o anúncio da coreografia, nos colocamos no escuro e então, quando se deu o primeiro acorde e a luz começou a surgir... lentamente... foi como se ela unificasse o pulso de todos que estavam ali no palco sob aquela energia que nos iluminava... O resultado... Primeiro lugar!!! 


Com indicação ao prêmio de melhor coreografia do festival!!!
Foi tudo maravilhoso naquela noite!
Dois trabalhos em cena...
Dois primeiros lugares!!!
O que nos resta?
Comemorar, é claro!!!

GBED|JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário